Rússia considera precipitado instalar nova base militar na Líbia

É precipitada a questão sobre a criação de uma nova base militar russa na Líbia, sendo que o próprio governo líbio deverá tomar essa decisão, declarou Lev Dengov, chefe do grupo de contato para a resolução do conflito no país.
Sputnik

"Como mencionamos anteriormente, houve solicitações das partes do conflito sobre uma cooperação técnico-militar. No entanto, acho muito precipitado discutir sobre isso, porque tais decisões podem ser tomadas somente pelo governo da Líbia dentro das normas internacionais", disse.

Senador russo compara posição dos EUA sobre Irã com intervenções na Líbia e no Iraque
No momento, predomina o duplo poder na Líbia: em Tobruk, leste do país, governa o Parlamento líbio, e na capital Trípoli, oeste do país, o poder é exercido pelo Governo do Acordo Nacional dirigido por Fayez al-Sarraj, reconhecido pelas Nações Unidas e Europa. As autoridades do leste do país operam independente de Trípoli e cooperam com o Exército Nacional liderado pelo comandante militar Khalifa Haftar, que está em guerra prolongada com os islamistas.

A Líbia deixou de existir como um Estado unificado depois da deposição e assassinato do então líder do país, Muammar Kadhafi, durante o conflito armado em 2011.

Comentar