Como George Soros influencia situação política na Europa Central?

O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, acusou o presidente Andrej Kiska de desestabilizar a situação no país, bem como sua relação com o bilionário George Soros, durante um dos seus anúncios pela televisão.
Sputnik

Segundo ele, Kiska e Soros se encontraram sem a presença dos representantes do Ministério das Relações Exteriores da Eslováquia em 2017. Fico exigiu publicamente explicações do presidente sobre o motivo do encontro. A Sputnik República Tcheca conversou com o especialista em assuntos políticos, Petr Zantovsky, sobre a possível influência de Soros em acontecimentos na República Tcheca e na Eslováquia.

George Soros 'se rende' na luta teimosa contra Rússia, aceitado realidade
O especialista analisa as ações de determinadas mídias e organizações que, apoiadas financeiramente pelos fundos de George Soros, influenciam a opinião pública na República Tcheca e na Eslováquia. Para ele, os portais que chamam mais a atenção nesse sentido são Neovlivni.cz, Hlidacipes.cz e o centro analítico European Values. Ele enfatiza que esses projetos se ocupam, em primeiro lugar, com as questões da "influência russa" na sociedade. Por exemplo, o portal Neovlivni.cz divulga a lista de supostos indivíduos e organizações pró-russas com apoio financeiro do fundo Open Society. Por sua vez, o projeto Kremlin Watch do portal European Values também obtém financiamento do mesmo fundo. O objetivo desses portais é acompanhar a "influência russa" na política tcheca e na sociedade. Ao mesmo tempo, segundo o relatório analítico dos acadêmicos, o projeto Kremlin Watch não abrange a avaliação dos especialistas, mas a propaganda política.

"Esses exemplos demostram que à custa dos fundos de George Soros, uma certa atividade política está sendo financiada", exlica Zantovsky.

Em relação às outras acusações feitas pelo primeiro-ministro, o especialista acredita que Fico pode ter algum tipo de informação indisponível aos outros.

"Acho que um político que ocupa uma posição tão alta, não teria emitido essa declaração sem fatos comprobatórios. Até porque Fico fez essa declaração em meio à maior crise política desde Vladimir Meciar", disse.

Entretanto, segundo ele, não faz nenhum sentido para o Ocidente organizar uma "revolução colorida" na Eslováquia, cuja oposição se demonstra extremamente crítica em relação a Bruxelas. Se a oposição tomar o poder, o Ocidente só tem a perder. Além disso, a oposição eslovaca é incrivelmente diversificada, não possui um programa político unificado.

Comentar