Síria será tema de reunião entre Rússia, Turquia e Irã

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, assim como os do Irã e Turquia, Mohammad Javad Zarif e Mevlut Cavusoglu, realizarão uma reunião na capital russa no sábado (28) para discutir o processo de paz da Síria.
Sputnik

De acordo com a representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, os diplomatas dos três estados garantidores do processo de Astana discutirão a preparação da 9ª rodada de negociações.

O vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Mikhail Bogdanov, confirmou que os ministros discutirão a próxima rodada, marcada para meados de maio.

Israel: 80 mil 'extremistas' controlados por Irã operam na Síria
"Os diplomatas revisarão o desenvolvimento da questão síria e discutirão possíveis medidas conjuntas que podem ajudar a promover contatos intra-sírios com base na Resolução 2254 do Conselho de Segurança da ONU e com a devida consideração pelas decisões do Congresso Nacional de Diálogo da Síria em Sochi", disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia. em um comunicado.

Também se espera que Lavrov, Zarif e Cavusoglu abordem a situação humanitária do país, levando em conta as disposições da resolução 2401 do Conselho de Segurança da ONU pedindo o cessar-fogo na Síria.

Encontros bilaterais

Zakharova disse que, além da cúpula trilateral, haverá reuniões bilaterais entre Lavrov e seus parceiros no decorrer do evento no sábado (28).

"Há planos para discutir uma ampla gama de assuntos relativos às relações bilaterais tradicionalmente amigáveis e em rápido desenvolvimento, inclusive no campo da cooperação política, relações comerciais, econômicas, culturais e humanitárias no contexto da implementação de acordos entre o Presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin e o presidente do Irã, Hassan Rouhani", disse o ministério sobre a próxima reunião de Lavrov e Zarif.

De acordo com o Ministério, Zarif e Lavrov também abordarão as questões regionais e internacionais, incluindo os problemas relacionados à implementação do acordo nuclear iraniano.

Comentar