Coreia do Norte suspende reunião com Coreia do Sul e ameaça cancelar encontro com Trump

A Coreia do Norte afirmou que os exercícios militares conjuntos dos EUA e da Coreia do Sul são uma "provocação", apesar da recente melhora nas relações.
Sputnik

A Coreia do Norte decidiu nesta terça-feira (15) suspender as conversações de alto nível com a Coreia do Sul, marcadas para 16 de maio. A justificativa foi a iniciativa de Seul de realizar exercícios militares conjuntos com os EUA.

Assessor de Trump quer levar todas as armas nucleares da Coreia do Norte para os EUA
De acordo com informações divulgadas pela mídia, o líder norte-coreano Kim Jong-un ameaça cancelar a cúpula com o presidente dos EUA, Donald Trump. 

A reunião entre Seul e Pyongyang deveria se concentrar nos planos para implementar a declaração de paz da cúpula inter-coreana de 27 de abril, incluindo promessas de terminar formalmente a Guerra da Coreia e buscar a "desnuclearização completa". 

"Os exercícios militares das forças aéreas da Coreia do Sul e dos EUA são uma tentativa de invadir o Norte e uma provocação em meio ao derretimento das relações inter-coreanas", relatou a Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA).

A Coreia do Norte afirmou que as forças armadas norte-americanas e sul-coreanas exercem uma "provocação", acrescentando que Pyongyang não tem escolha a não ser suspender as negociações.

Comentar