"Esta foto foi enviada de e-mail em e-mail e finalmente chegou até mim […] Olhei para ela e disse ‘Bom, não é possível — não temos este tipo de animais na França", disse Jean-Lou Justine, zoólogo no Museu Nacional francês de História Natural ao jornal The Independent.
Porém, após analisar as fotos, o especialista admitiu a invasão: "O que sabemos é que vermes cabeça de martelo invasores estão quase por todo o lado na França".
Tendo analisado as fotos de vermes extremamente grandes feitas pelo naturalista amador Pierre Gros há cinco anos, Justine e seus colegas estabeleceram que o processo de globalização e comércio internacional crescente contribuem para a disseminação até de tipos raros de animais.
Durante estes cinco anos, Justine e Gros viajaram pela França e descobriram que tais vermes começaram a "invadir" o território do país cerca de 20 anos atrás, em 1999, e hoje em dia podem ser encontrados em todo o território francês.
O fato de vermes cabeça de martelo se espalharem por toda a França significa que eles não encontram resistência por parte da fauna natural, segundo o estudo.