A imprensa vietnamita está discutindo a necessidade de equipar o corpo de fuzileiros navais do Exército do Vietnã com seus próprios helicópteros multifuncionais. A edição Dat Viet sublinhou que ao contrário da maioria dos corpos de fuzileiros navais de outros países, o do Vietnã não tem sua própria aviação para transporte de pessoal, prejudicando, assim, sua prontidão para combater.
"Essas aeronaves são muito pesadas, sua manobrabilidade é medíocre e podem aterrissar somente em superfícies planas. Infelizmente, a Rússia, nosso parceiro tradicional, ainda não criou helicópteros que cumpram plenamente os requisitos acima citados", explicou ele.
A Sputnik Vietnã entrevistou o especialista russo em aviação Makar Aksenenko, um piloto com uma rica experiência de voo em diferentes aeronaves, e lhe pediu para expressar sua opinião.
"O autor do artigo da Dat Viet obviamente está fingindo sobre as capacidades militares do Mi-8MTV e Mi-17. Se ele não acredita na experiência de uso em conflitos militares por pilotos russos nas últimas três décadas, é possível lembrar a experiência dos norte-americanos, que escolheram justamente o Mi-17 para realização de tarefas militares no Afeganistão", explicou ele.
"Isso não seria confirmação de que os Mi-8\17 são os melhores helicópteros militares multifuncionais para zonas desertas, montanhosas e florestais?", indaga Aksenenko.
Quanto a veículos especializados para fuzileiros navais, já existem na Rússia há mais de 30 anos e estão no serviço da Marinha russa, entre eles estão o Ka-27 e Ka-29.
"O Ka-29 é semelhante ao Sеа Cobra dos EUA no que se refere à potência de combate, mas além disso pode ser usado para transporte", afirmou ele.
A Rússia também conta com os helicópteros modernizados Ka-60 (e sua versão civil Ka-62) que tem um grande potencial para exportação e perspectivas de uso em combate pelas Forças Armadas russas.