'Ignoramos isso': assessores de Trump sabotam encontro com Putin?

Os assessores do presidente norte-americano, Donald Trump, ignoraram o desejo dele de se encontrar com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, escreve o jornal The Washington Post com referência a suas fontes.
Sputnik

A edição nota que o interesse de Trump em ter um encontro pessoal com o seu colega russo foi divulgado depois de eles terem realizado conversas telefónicas em março, no decorrer das quais o presidente norte-americano propôs organizar uma cúpula bilateral.

'Amigo do Kremlin': medidas de Trump aproximam a Europa da Rússia e da China
No entanto, conforme a mídia, Trump pedira aos assessores para organizarem o encontro ainda em novembro de 2017, após a conversa com Vladimir Putin nos bastidores da cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico) no Vietnã.

"Depois deste encontro o presidente disse querer convidar Putin para a Casa Branca. Ignoramos isso", declarou um dos altos funcionários ao diário.

A edição informa que no Conselho de Segurança Nacional dos EUA se expressaram contra a ideia da cúpula e não encararam as palavras de Trump como uma ordem.

"Eles decidiram: vamos esperar e ver se volta a falar disso", disse o interlocutor do jornal.

Reunião entre Putin e Trump pode acontecer na Áustria, afirma jornal
No entanto, fontes do diário no Departamento de Estado reconhecem que tal encontro poderia ter ajudado Moscou e Washington a mitigar as controvérsias quanto à Ucrânia, Síria e cibersegurança. Ao mesmo tempo, uma série de interlocutores fala sobre o caráter prematuro da cúpula, levando em conta que alguns problemas ainda não estão resolvidos.

Na sexta-feira (15), na entrevista ao canal Fox News, Donald Trump declarou que em breve pode se encontrar com o presidente russo.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia sublinhou que neste assunto por enquanto não há progressos.

Comentar