Ocidente está despreparado para aproximação da Turquia à Rússia, opina analista

Uma das prioridades nas relações entre os EUA e Turquia é prevenir que Ancara compre sistemas de defesa antiaérea S-400 russos. O especialista militar, Amur Gadzhiev, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, esclareceu as razões da preocupação de Washington.
Sputnik

Wess Mitchell, assessor do secretário de Estado para Assuntos da Europa e Eurásia, declarou na terça-feira (26) que a prevenção da compra de sistemas de defesa antiaérea S-400 russos é uma das prioridades nas relações turco-americanas.

EUA temem que Rússia ganhe acesso à tecnologia do F-35 via Turquia?
O Congresso dos EUA está examinando duas opções orçamentárias no que diz respeito à defesa para o ano de 2019, que preveem consequências para a Turquia, caso ela se apodere dos sistemas russos em questão.

Os documentos serão mesclados em um só. Atualmente, em um deles está sendo discutido o fim da venda de armamentos de alta tecnologia para a Turquia, incluindo caças de quinta geração F-35, já no outro a conversa é diferente: introdução de sanções contra Ancara.

Ao tomar conhecimento sobre estes dois documentos, o chanceler turco, Mevlut Cavusoglu, declarou que Ancara não abrirá mão da compra de sistemas russos.

O especialista em Turquia, Amur Gadzhiev, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, explicou quais são as razões da preocupação de Washington.

Afinal, de onde vem a verdadeira ameaça à Rússia? Analista explica
"Os EUA buscam manter a Turquia na órbita de influência. Os últimos acontecimentos demonstram que a Turquia vem se afastando precipitadamente desta órbita e se tornando mais independente graças ao vetor eurasiático e, concretamente, ao vetor russo da política externa. Claro que isso preocupa o Ocidente: a perspectiva de transformação da Turquia em um sujeito independente da política regional não lhe convém. O Ocidente percebe que a aproximação entre Rússia e Turquia faz com que ele perca as alavancas para pressionar a Turquia", afirmou.

Para Gadzhiev, o Ocidente se preocupa não somente por causa da compra de armamento russo pela Turquia, mas devido ao fortalecimento dos laços russo-turcos em geral.

A cooperação entre Turquia e Rússia nas áreas política, militar e de energia — "tudo isso preocupa o Ocidente que se acostumou a notar a Turquia como um país promotor dos seus interesses na região. […] O Ocidente se mostrou despreparado ao ver a Turquia aplicando uma política externa independente, uma política multifacetada", resumiu o analista.

Comentar