EUA realizam testes de qualificação da bomba nuclear B61-12 (VÍDEO)

A Força Aérea dos EUA em conjunto com o a Administração Nacional de Segurança Nuclear (NNSA) realizaram testes de qualificação da nova bomba nuclear guiada B61-12, lê-se no comunicado do Departamento de Energia dos EUA.
Sputnik

Para os testes, os militares norte-americanos utilizaram o bombardeiro estratégico de tecnologias furtivas B-2 Spirit.

"Estes testes de qualificação demonstram que o design do B61-12 corresponde aos requisitos do sistema, bem como demonstram o progresso do programa de prolongamento da vida útil do B61-12 conforme as exigências de segurança nacional", afirmou Michael Lutton, representante do Departamento de Energia dos EUA, citado pelo portal Military.com.

Rússia promete 'medidas de retaliação' caso EUA produzam novas armas nucleares
Os testes da bomba nuclear sem carga decorreram no dia 9 de junho no polígono militar no estado de Nevada, sendo coordenados pela 419º Esquadrão de Testes da base aérea de Edwards.

Os EUA planejam posicionar B61-12 nas bases militares na Europa, ou seja, na Alemanha, Itália, Turquia, Bélgica e nos Países Baixos. De acordo com estimativas preliminares, durante a modernização, que levará 30 anos (de 2017 a 2046), o país gastará US$ 25 bilhões (R$ 96 bilhões).

As bombas aéreas devem sem compatíveis com plataformas dos caças polivalentes de quinta geração F-35 Lightning II. Prevê-se, que os primeiros B61-12 entrem em serviço até 2020.

Na Internet surgiu um vídeo dos testes da bomba, divulgado pelo canal Military Area. 

Comentar