Tensão entre EUA e Turquia ameaça a OTAN, diz senador

O senador norte-americano Chris Murphy disse em um comunicado nesta sexta-feira (10) que o aumento das tensões entre os Estados Unidos e a Turquia após as tarifas de alumínio e aço serem dobradas pode colocar as tropas americanas em risco na Síria ou prejudicar a unidade da OTAN.
Sputnik

"Há muitas variáveis a serem consideradas nesta tensa escalada com a Turquia. (1) tropas dos EUA em risco na Síria se o relacionamento EUA / Turquia acabar; (2) se Erdogan cair inesperadamente, o caos na Turquia é catastrófico para região; (3) Poderia empurrar outro aliado da OTAN para mais perto da Rússia", disse Murphy em uma postagem no Twitter.

​Mais cedo nesta sexta-feira (10), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que aumentaria as tarifas sobre o alumínio e o aço turcos para 20% e 50%, respectivamente.

Trump acrescentou que as relações entre a Turquia e os Estados Unidos "não são boas neste momento".

EUA dobram tarifas sobre importações de aço e alumínio da Turquia
Na quarta-feira (8), os Estados Unidos anunciaram que imporão sanções contra o ministro da Justiça turco, Abdulhamit Gul, e o ministro do Interior, Suleyman Soylu, por supostamente terem "papeis de liderança" na prisão do pastor Andrew Brunson, assim como outras questões relacionadas a violações de direitos humanos.

A Turquia encarcerou Brunson há dois anos por seus supostos laços com o movimento fundado pelo clérigo islâmico Fethullah Gülen, a quem Ancara acusou de orquestrar o golpe militar no país em 2016, que fracassou. No final de julho, Brunson foi libertado de uma prisão turca e colocado em prisão domiciliar.

Comentar