Construção de novo bombardeiro estratégico russo pode não ser tão fácil

Rússia se prepara para a produção do bombardeiro estratégico furtivo PAK-DA, entretanto, um dos diversos desafios que os russos devem superar para sua construção é a falta de pessoal experiente e qualificado.
Sputnik

A Fábrica de Aviação de Kazan (KAZ), atualmente está trabalhando no design e organização da produção do futuro sistema de aviação de longo alcance para a próxima década, além disso, também está construindo o Tupolev Tu-160M2 Blackjack, entretando, a fábrica precisará de mais profissionais treinados, pois a falta de especialistas altamente capacitados é o principal problema encontrado. 

Caça russo Su-57 possui parâmetro superior ao norte-americano F-35
Em um artigo publicado por Dave Majumdar na revista The National Interest, o especialista em assuntos militares russos, Michael Kofman, informou que neste momento o programa PAK-DA é mais ou menos um programa de pesquisa e desenvolvimento, afirmando também que a chave para o sucesso do programa depende da habilidade russa em desenvolver um motor apropriado para o novo bombardeiro. Se a Rússia encontrar dinheiro para impulsionar o programa de desenvolvimento, "então talvez nós possamos construir aqui alguma coisa em meados dos anos 2020", afirmou.

Contudo, a Rússia pode não precisar do PAK-DA, principalmente se o Tu-160M2 for produzido nos próximos anos, o qual, juntamente com o novo míssil de cruzeiro furtivo de longo alcance, forneceria um grande poder de ataque para o Kremlin a um custo muito mais baixo. Além disso, a Rússia possui uma grande quantidade de mísseis de cruzeiro estratégicos furtivos de longo alcance e outros mais estão sendo desenvolvidos.

No ponto de vista de Kofman, seria mais sensato atualizar o Tu-95 e desenvolver motores mais eficientes para o Tu-160, além de financiar programas de mísseis de cruzeiro, ao invés de gastar tanto dinheiro no PAK-DA.

Comentar