Espera-se que o contrato de fornecimento de navios de guerra seja assinado em outubro durante o próximo encontro entre o presidente russo Vladimir Putin e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi. No momento, os últimos detalhes da negociação estão sendo acertados. Por sua vez, a Índia, em decorrência das sanções antirrussas aplicadas pelos EUA, está elaborando um plano para efetuar o pagamento dos navios em moeda nacional.
A Rússia e a Índia são as maiores parceiras no campo de cooperação técnico-militar: mais de 70% do armamento, equipamento militar, Força Aérea e Marinha das Forças Armadas indianas são de fabricação russa ou soviética. Anualmente, a Rússia fornece à Índia armamento e equipamento militar equivalentes a bilhões de dólares.
O estaleiro Yantar, em Kaliningrado, construiu para a Marinha da Índia três navios do projeto 11356. Em julho de 2013, Moscou entregou para Nova Deli a fragata Trikand (Luk), um ano depois – Teg (Sablya) e Tarkash (Kolchan).
Até 2020, planeja-se construir seis fragatas do projeto citado acima para a Frota do Mar Negro, três das quais já foram adotadas em serviço. A construção das outras três foi suspensa devido à recusa da Ucrânia em fornecer sistemas de propulsão. Depois disso, a Índia resolveu comprá-los para a sua Marinha. Segundo informou o ministro da Defesa da Índia, Manohar Parrikar, Nova Deli irá adquirir e instalar motores para as fragatas por conta própria.