A Marinha do Canadá pretende comprar fragatas britânicas Tipo 26, destinadas a combater submarinos, informou a revista Defense News. No total, o Canadá pretende comprar 15 fragatas que custarão ao governo 60 bilhões de dólares (cerca de 222 bilhões de reais).
Segundo o jornal, a construção desses navios no Reino Unido começou apenas no último verão, o que pode provocar um atraso nas entregas e um aumento do custo dos navios. Os autores do artigo acreditam que tais riscos se devem ao desejo de encontrar uma resposta à "ameaça russa" no Ártico o mais rápido possível.
"Nós não precisamos pensar por que o Canadá, os EUA ou mais alguém da OTAN está preocupado com algo. Somos um país autossuficiente para reagir a quaisquer gritos, motivos ou acusações. Quiseram e compraram, por favor", afirmou o especialista russo.
Quanto aos nossos submarinos, que operam nos oceanos Atlântico e Pacífico, o objetivo deles é garantir a segurança da Rússia pelos métodos, modos e meios necessários, destacou Korotchenko.
"A frota de submarinos nucleares da Rússia é um elemento importante para garantir nossa segurança nacional, um componente importantíssimo das forças nucleares estratégicas na versão naval, e certamente é um meio para aparar quaisquer ações hostis contra o nosso país", afirmou o analista.
Para ele, tudo isso representa a eficácia da nossa segurança e não vale a pena prestar atenção às preocupações dos outros, só tem importância aquilo que nos preocupa. A frota de submarinos nucleares da Rússia age de forma oculta, por isso nenhuns esforços dos países da OTAN destinados a dificultar suas ações levarão aos resultados planejados, concluiu Igor Korotchenko.