Enviado russo: Kiev concentra forças perto da linha de contato em Donbass

As Forças Armadas da Ucrânia continuam aumentando presença em Donbass, concentrando perto da linha de contato veículos de combate de infantaria e morteiros pesados, declarou o enviado russo às negociações em Minsk, Boris Gryzlov.
Sputnik

"Na reunião do grupo de contato de hoje, foram de novo discutidas as medidas de controlo do cumprimento do regime de cessar-fogo. Em uma série de trechos da linha de contato, as Forças Armadas da Ucrânia continuam a concentrar as suas forças e meios de combate", anunciou Gryzlov aos jornalistas na terça-feira (6), depois da reunião ordinária do grupo de contato para a resolução da situação em Donbass em Minsk.

Segundo ele, por parte dos militares ucranianos continuam se registrando tiros de precisão não apenas com armas de fogo ligeiras, mas também com morteiros de calibre 82 e 120 mm e com veículos de combate de infantaria.

Autoridades de Donetsk: Ucrânia prepara provocações com utilização de substâncias químicas
Em 2014, as autoridades ucranianas iniciaram uma operação militar contra as repúblicas populares de Donetsk e de Lugansk, que declararam sua independência depois do golpe do Estado que ocorreu na Ucrânia em 2014. Segundo as últimas estimativas da ONU, as ações militares em Donbass resultaram na morte de mais de 10 mil pessoas.

Em fevereiro de 2015, as partes em conflito assinaram os acordos de paz de Minsk para acabar com os combates na região, mas a situação permanece tensa, com as duas partes acusando-se mutuamente de violações do cessar-fogo.

Comentar