Erdogan visita Paraguai e estabelece pré-acordo contra terrorismo

Os presidentes do Paraguai, Mario Abdo Benítez, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, concordaram neste domingo (2) com um pré-acordo para combater o terrorismo e o crime internacional, afirmou o ministro das Relações Exteriores local, Luis Castiglioni.
Sputnik

O líder turco esteve na capital paraguaia por apenas três horas cumprindo visita protocolar, após participar na sexta-feira e no sábado da cúpula do G20 na Argentina. 

Castiglioni, que atuou como porta-voz da reunião no Palácio de Governo, disse em entrevista coletiva que "o pré-acordo de segurança será firmado em Ancara", quando Abdo Benítez visitar a Turquia, em abril ou maio de 2019. Em 20 de novembro, a Turquia abriu em Assunção sua primeira embaixada, enquanto o Paraguai deve abrir sua representação diplomática em Ancara no fim deste mês.

Paraguai deixou de ser paraíso para facções criminosas do Brasil, diz ministro
Castiglioni afirmou que, no intercâmbio comercial com a Turquia, o Paraguai vendeu em 2017 produtos agrícolas e pecuários num total de US$ 303 milhões, importando apenas US$ 30 milhões em produtos manufaturados.

"O presidente Erdogan convidou nosso presidente a visitar Ancara acompanhado por uma delegação de empresários porque deseja que o Paraguai venda a seu país mais produtos alimentícios e carne [bovina]", afirmou o ministro.

Erdogan solicitou, além disso, a formação de uma equipe de especialistas em comércio internacional para "avançar em acordos de proteção recíproca de investimentos e exoneração de duplas tributações, para que as empresas de seu país possam entrar no Mercosul a partir do Paraguai", afirmou Castiglioni.

Também está prevista a visita ao Paraguai do premiê japonês Shinzo Abe, ainda na noite deste domingo (2). 

Comentar