Erdogan explica o que impede a compra de sistemas americanos Patriot

Os EUA não conseguem cumprir as duas principais condições de Ancara para a compra dos sistemas de defesa antiaérea Patriot, segundo afirmou neste sábado (16) o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
Sputnik

"A produção conjunta, a concessão de crédito e a entrega antecipada, são critérios a que atribuímos grande importância. Apesar de eles [os EUA] concordarem com entregas antecipadas, eles não conseguem garantir a concessão de crédito e a produção conjunta", afirmou Erdogan durante um encontro com jornalistas, citado pelo jornal Hurriyet.

O presidente reafirmou a intenção da Turquia de adquirir os sistemas de defesa antiaérea S-400, apesar da oposição dos EUA.

Erdogan: Turquia está fazendo o possível para evitar ataques a base russa na Síria
"Nós firmamos um contrato com a Rússia sobre os S-400. Portanto, não se pode falar de nenhum passo atrás. A questão está encerrada. Estamos trabalhando para que os S-400 sejam implantados em julho, tal como prometido", acrescentou.

Anteriormente, Washington informou ter aprovado um possível acordo com a Turquia para venda de sistemas de defesa antiaérea Patriot com o equipamento correspondente no valor de US$ 3,5 bilhões. A Turquia solicitou autorização para a compra de quatro conjuntos com vinte lançadores e 80 mísseis de intercepção.

Previamente, a Turquia rejeitou a proposta dos EUA de se descartar os S-400 em troca do fornecimento dos sistemas norte-americanos Patriot.

Segundo o porta-voz do presidente turco, Ibrahim Kalin, a Turquia não irá abrir mão dos sistemas S-400, mesmo se conseguir comprar os Patriot, já que estes sistemas não estão relacionados entre si.

Comentar