Sonda israelense está no caminho certo rumo à Lua

É a primeira vez que uma nave construída por uma empresa privada chegará até a Lua. A iniciativa é da empresa de Israel.
Sputnik

A sonda lunar privada Beresheet da startup espacial israelense SpaceIL ligou com sucesso os motores pela quarta vez para se reposicionar rumo à Lua, informa a assessoria de imprensa da SpaceIL.

Opher Doron, gerente-geral do Departamento Espacial da Indústria Aeroespacial de Israel (IAI) que construiu a sonda para a SpaceIL, afirmou que algumas manobras menores para otimização da trajetória estão programadas para os próximos dias, mas sem grandes queimas antes de chegar à Lua, destacando que "estamos a caminho da Lua com muito sucesso agora mesmo".

A sonda israelense Beresheet foi lançado ao espaço com sucesso a bordo de um veículo lançador Falcon 9. Vale destacar que a criação israelense surgiu inicialmente com objetivo de participar do famoso concurso Google Lunar X Prize, que reunia aparelhos lunares de qualquer interessado para enviar o melhor ao satélite natural.

Sonda da NASA mostra que água 'viaja' pela superfície da Lua
Tecnicamente falando, os engenheiros israelenses não criaram exatamente um aparelho designado para se mover na superfície da Lua, mas, sim, para saltar. Após o pouso, a sonda lunar saltará 500 metros enquanto fotografa o satélite natural para posterior envio das imagens para a humanidade.

Mesmo não tendo conseguido ganhar o concurso por falta de tempo e ter perdido o principal investidor da ideia — Google, SpaceIL conseguiu encontrar outros investidores e enviar a sonda ao espaço, onde passará cerca de dois meses e meio, afastando-se aos poucos da Terra.

A sonda já enfrentou algumas situações perigosas, como, por exemplo, reinicialização do computador principal, mas, mesmo assim, manobras foram executadas com êxito rumo à Lua.

Na terça-feira (19), a sonda israelense conduziu a quarta e última correção de curso, ligando os motores por aproximadamente um minuto, posicionando-se na órbita elíptica.

Lua 'muda' de direção e fenômeno é captado por observatório da NASA (VÍDEO)
Há a esperança de a sonda alcançar a Lua no início de abril. O pouso será efetuado no Mar da Serenidade, e irá fazer pesquisas da sonda em solo lunar durante dois dias.

Se tudo correr como previsto, a sonda Beresheet será não só o primeiro aparelho espacial privado na Lua, mas também o primeiro a instalar um dispositivo científico não governamental, um detector de campo magnético que irá realizar primeiras mediações.

Comentar