A sonda lunar privada Beresheet da startup espacial israelense SpaceIL ligou com sucesso os motores pela quarta vez para se reposicionar rumo à Lua, informa a assessoria de imprensa da SpaceIL.
Opher Doron, gerente-geral do Departamento Espacial da Indústria Aeroespacial de Israel (IAI) que construiu a sonda para a SpaceIL, afirmou que algumas manobras menores para otimização da trajetória estão programadas para os próximos dias, mas sem grandes queimas antes de chegar à Lua, destacando que "estamos a caminho da Lua com muito sucesso agora mesmo".
A sonda israelense Beresheet foi lançado ao espaço com sucesso a bordo de um veículo lançador Falcon 9. Vale destacar que a criação israelense surgiu inicialmente com objetivo de participar do famoso concurso Google Lunar X Prize, que reunia aparelhos lunares de qualquer interessado para enviar o melhor ao satélite natural.
Mesmo não tendo conseguido ganhar o concurso por falta de tempo e ter perdido o principal investidor da ideia — Google, SpaceIL conseguiu encontrar outros investidores e enviar a sonda ao espaço, onde passará cerca de dois meses e meio, afastando-se aos poucos da Terra.
A sonda já enfrentou algumas situações perigosas, como, por exemplo, reinicialização do computador principal, mas, mesmo assim, manobras foram executadas com êxito rumo à Lua.
Na terça-feira (19), a sonda israelense conduziu a quarta e última correção de curso, ligando os motores por aproximadamente um minuto, posicionando-se na órbita elíptica.
Se tudo correr como previsto, a sonda Beresheet será não só o primeiro aparelho espacial privado na Lua, mas também o primeiro a instalar um dispositivo científico não governamental, um detector de campo magnético que irá realizar primeiras mediações.