Mídia: compra de mísseis S-400 pela Turquia ameaça desvendar tecnologias secretas de F-35

Se a Turquia usar os caças americanos F-35 junto com os sistemas antiaéreos S-400 da Rússia, isso poderia levar à divulgação das tecnologias secretas dessas aeronaves "invisíveis", avisa um jornal americano.
Sputnik

De acordo com um artigo publicado na edição americana Air Force Times, os sistemas S-400 poderiam ser usados para coletar dados sobre o funcionamento dos F-35 e outras aeronaves americanas e, assim, essas informações podem ficar à disposição da Defesa russa.

Além disso, outros sistemas também poderiam estar sob ameaça, escreve o jornal. Por exemplo, os países-membros da OTAN usam um canal de informação tático, chamado de Link 16, que permite que aeronaves militares, navios e forças terrestres da aliança compartilhem dados praticamente em tempo real.

F-35 não é 'panaceia voadora que pode vencer todos': especialista revela opções da Turquia
Ademais, a aviação da Aliança Atlântica usa a identificação de "amigo ou inimigo", mais conhecida como IFF (Identification, friend or foe), sublinha o Air Force Times. Para voos dos F-35 turcos na zona de cobertura dos S-400, esses sistemas antiaéreos devem ser equipados com interrogadores IFF, escreve o autor. Isso, de acordo com o desenvolvedor dos sistemas de radar, pode levar à divulgação de dados técnicos dos sistemas Link 16 e IFF.

"Se um F-35 voar próximo de um sistema S-400, com o tempo será possível obter as características secretas da invisibilidade deste F-35 e estudar suas capacidades furtivas em mais detalhes", disse ele.

Assim, o aparecimento dos S-400 em serviço da Turquia poderia levar a que até a Força Aérea dos EUA tenha dificuldades em usar F-35 a partir da base aérea turca de Incirlik, conclui o Air Force Times.

EUA anunciam continuação do treinamento de pilotos turcos no F-35
A Turquia afirmou repetidamente que não abandonará os planos de comprar os sistemas russos S-400. Ancara receberá o primeiro lote desses sistemas de defesa antiaérea já neste ano. O presidente do país, Recep Tayyip Erdogan, destacou que não esconde as condições de operação dos S-400 dos parceiros da OTAN, acrescentando que o lado turco compra os sistemas russos para aumentar sua segurança.

No entanto, os políticos americanos afirmam que o S-400 é incompatível com os padrões da OTAN e ameaçam à Turquia com sanções caso ela vá adquiri-los. Em particular, esta semana os Estados Unidos suspenderam o fornecimento à Turquia do equipamento necessário para os caças de quinta geração F-35 por causa do acordo entre Moscou e Ancara.

Comentar