Falando na abertura de uma reunião do Conselho de Cooperação Rússia-Turquia, Putin afirmou que a Rússia e a Turquia têm outros projetos para fornecimento de armas em andamento, além dos sistemas de defesa antiaérea S-400.
"Também há tarefas colocadas perante os nossos países para o reforço da cooperação na área técnica militar. Em primeiro lugar, se trata da conclusão da realização do contrato de fornecimento de sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph. Na agenda também há outros projetos promissores relacionados ao fornecimento de produtos militares russos modernos para a Turquia", declarou Putin.
Os EUA afirmam que os sistemas S-400 são incompatíveis com os padrões da OTAN, ameaçam com sanções pela sua compra e têm dito repetidamente que podem atrasar ou cancelar o processo de venda dos novos aviões F-35 para a Turquia.
As autoridades americanas declararam em 4 de abril que a compra pela Turquia dos sistemas antiaéreos S-400 russos causa grande preocupação nos EUA e representa uma ameaça à unidade da OTAN. Além disso, elas instaram a Turquia a fazer uma escolha: continuar a ser um parceiro importante da aliança ou comprometer a sua segurança tomando decisões "imprudentes" e "minando" a OTAN.