Los Angeles corre sério risco de peste bubônica devido a montes de lixo

Los Angeles tem lidado com surto de tifo desde outubro de 2018, com o número de casos aumentando constantemente nos primeiros meses de 2019. Tifo é uma doença bacteriana passada para humanos por pulgas, piolhos ou carrapatos que foram contaminados por ratos, gatos, gambás, guaxinins e outros.
Sputnik

Pilhas de lixo em crescimento implacável se tornaram um grande problema para os moradores da cidade de Los Angeles, já que os montes de lixo vêm causando surto de tifo transmitido por pulgas, fazendo com que surja o temor de surgimento de uma nova epidemia – a peste bubônica, informou a NBC Los Angeles.

EUA se recusam a assinar acordo de 187 países que regulamenta exportação de lixo plástico
O lixo de rua é uma grande atração para os ratos e, naturalmente, representa um risco à saúde pública, disse o especialista em doenças infecciosas doutor Jeffrey Klausner à mídia. Portanto, uma população de roedores sem controle pode estimular o surto de peste bubônica ou salmonela.

Além disso, os ratos podem carregar pulgas infectadas com tifo que podem transmitir a doença a humanos através de bactérias que entram em contato com os olhos ou cortes na pele, causando sintomas como febre alta, dores de cabeça, dores corporais, calafrios e erupções cutâneas.

'É inadmissível': 1 a cada 4 cidades brasileiras tem água contaminada por agrotóxicos
De acordo com a NBC Los Angeles, apesar do risco, a cidade não tem planos de controlar a crescente população de ratos que ataca as montanhas de lixo no centro da cidade.

Em outubro de 2018, após pelo menos nove casos de tifo registrados, as autoridades de Los Angeles removeram algumas das pilhas de lixo, mas hoje pode levar até três meses para limpá-las novamente. No total, 124 casos de tifo foram reportados pelo Condado de Los Angeles no ano passado.

Comentar