A medida é parte parte do acordo Rússia-Turquia sobre a região norte da Síria. A informação foi divulgada neste domingo (1º) pelo major-general Yuri Borenkov, chefe do Centro de Reconciliação Síria do Ministério da Rússia.
"As unidades da polícia militar russa continuam patrulhando rotas [...] na província de Raqqa, [...] e na província de Aleppo", disse Borenkov em um briefing, acrescentando que o patrulhamento aéreo também estava sendo conduzido pelas forças russas.
Acordo entre Rússia e Turquia
Após negociação entre o presidente russo Vladimir Putin e o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, o acordo russo-turco foi assinado em 22 de outubro em Sochi, na Rússia, estipulando condições para a retirada pacífica da milícia curda na Síria. Os curdos serão enviados para uma distância de 30 quilômetros do país da fronteira com a Turquia.
O documento de 10 pontos prevê uma variedade de missões de patrulha realizadas pelo contingente militar russo na Síria, além de guardas de fronteira sírios e tropas turcas, a fim de garantir a implementação do acordo.