As escavações no sítio arqueológico de Harã, um dos assentamentos mais antigos do mundo, já são realizadas há seis anos, segundo o Daily Sabah.
A equipe de escavação, liderada por Mehmet Onal do Departamento de Arqueologia da Universidade de Harã, Turquia, trabalhou no assentamento por dois anos. O portal principal do palácio, de 900 anos, foi agora mostrado ao público.
"Nós revelamos completamente um dos dois portais conhecidos do histórico palácio. O portal, de aproximadamente sete metros de altura, é feito de pedras de basalto", afirmou.
Além do portal, a equipe também descobriu inscrições em árabe em uma pedra de basalto, que segundo ele, contribuirão para estabelecer a datação da construção histórica de forma mais rigorosa.
Turquia: portal do Palácio de Harã de 900 anos é desenterrado
O palácio de Harã, com centenas de salas, é um dos raros exemplares de edifícios da Idade Média que sobreviveu nos países do Oriente Médio.
As primeiras escavações no local foram realizadas em 1950. O sítio arqueológico não é importante apenas pelas civilizações anteriores, "mas também por ser o local onde a primeira universidade Islâmica foi fundada", concluiu.
O sítio está localizado a 44 quilômetros a sudeste de Sanliurfa, próximo da fronteira com a Síria, tendo sido um entreposto comercial importante da Mesopotâmia. O local é um dos mais antigos da nossa civilização, sendo habitado desde 6.000 a.C.