Ministério da Defesa turco acusa Síria de ataques contra norte da província de Aleppo (VÍDEO)

O Ministério de Defesa da Turquia afirma que a Síria atacou dois assentamentos civis no norte da província síria de Aleppo, que está sob controle turco, segundo a agência de notícias Anadolu.
Sputnik

De acordo com o ministério turco, os mísseis balísticos foram lançados do aeroporto sírio de Kuweires. Eles visaram assentamentos civis e parques de estacionamento para caminhões-tanque com petróleo nos distritos de Jarablus e Al-Bab, informou a agência.

A agência também relatou a existência de vítimas civis em resultado do ataque. Além disso, de acordo com ela, a parte turca notificou a Rússia sobre a necessidade de prevenir ataques semelhantes por parte da Síria.

Anteriormente, o jornal sírio pró-governo informou que, na noite desta segunda-feira (15), caminhões com combustível nesta parte da província foram atacados com mísseis.

Em agosto de 2016, o Exército da Turquia começou a operação Escudo do Eufrates contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia e em outros países) no norte da Síria. Em conjunto com a oposição síria, os militares turcos ocuparam Jarablus, Al-Rai, Dabiq, Qabasin e Al-Bab.

Em 17 de outubro de 2019, Ancara e Washington anunciaram que tinham acordado suspender a operação militar turca Nascente de Paz no Nordeste da Síria por 120 horas e retirar as formações curdas de uma zona tampão de 30 quilómetros na fronteira sírio-turca, zona que Ancara tinha a intenção de controlar por si própria. Mais tarde, o presidente turco Tayyip Erdogan disse que os Estados Unidos não tinham cumprido plenamente as suas obrigações para com Ancara no quadro dos acordos sobre a Síria, e que a Turquia não faria concessões.

Comentar