Turquia revela 1ª FOTO do drone que substituirá caça F-35 dos EUA

A empresa turca Baykar Defence revelou a primeira imagem do drone TB-3 Bayraktar no convés de um navio de assalto anfíbio.
Sputnik

De acordo com o portal Naval News, o navio anfíbio, que está em construção e deve entrar em serviço em 2022, deveria abrigar caças norte-americanos F-35, contudo, devido à expulsão da Turquia do programa F-35, depois de Ancara obter os sistemas russos de defesa antiaérea S-400, a indústria turca decidiu substituir as aeronaves norte-americanas por drone nacionais.

"Estou compartilhando isso pela primeira vez. Vou mostrar apenas uma imagem. Esta renderização mostra o conceito de decolagem e pouso dos drones TB-3 no navio de assalto anfíbio Anadolu, que atualmente está em construção [...] Temos certeza de que esse projeto contribuirá para o poderio da Marinha turca", afirmou o CEO da empresa turca Baykar Defence, Haluk Bayraktar.

Ele também ressaltou que o TB-3 "não será uma aeronave de pouso vertical, ele vai pousar e decolar como qualquer outra aeronave embarcada que opere em porta-aviões".

Na imagem compartilhada é possível observar as asas dobráveis do drone, marcadas com listras pretas, bem como uma catapulta de aceleração.

Turquia revela 1ª FOTO do drone que substituirá caça F-35 dos EUA

De acordo com Ismail Demir, chefe da Presidência das Indústrias de Defesa da Turquia, ao menos dez drones armados poderão ser utilizados simultaneamente em operações e integrados ao centro de comando do navio.

"Após a conclusão do projeto, entre 30 e 50 drones TB-3 Bayraktar de asas dobráveis poderão pousar e decolar a partir do convés do Anadolu", afirmou.

A Turquia foi retirada pelo Congresso norte-americano do programa F-35 no ano passado, depois de se recusar a cancelar a compra dos sistemas de defesa antiaérea russos S-400. Os líderes da defesa norte-americana temiam que a operação conjunta do avançado sistema de mísseis russo e dos F-35 revelasse as fraquezas dos caças furtivos dos EUA, que poderiam ser exploradas pela Rússia e outros países que usam os S-400, tais como a China.

Comentar