O novo canhão naval fabricado na Turquia reforçará as posições de suas forças navais, disse Recep Tayyip Erdogan, presidente do país.
"O alcance do canhão é de 16 quilômetros [...] Nossa Marinha se tornou mais forte graças ao novo armamento, capaz de disparar 80 vezes por minuto em cinco regimes de tiro", afirmou o líder da Turquia em uma videoconferência aos participantes do programa de desenvolvimento de sistemas de artilharia naval.
"Nosso país enfrenta ultimamente sérios desafios na hora de adquirir produtos para defesa [...] me refiro a embargos oficiais e restrições ocultas", apontou o presidente turco, em possível referência à proibição do fornecimento dos aviões de quinta geração F-35, comprados aos EUA, ou outros armamentos do país.
Segundo Erdogan, a Turquia pretende eliminar toda a dependência de compra no exterior de sistemas de artilharia naval, e chamou o projeto de produção doméstica de canhão naval de "exemplo de êxito da cooperação entre os setores militares estatal e privado".
De acordo com o chefe do Executivo, a Turquia é um dos poucos países capazes de produzir tal armamento.