"O governo alemão também congelou o Nord Stream 2 a partir de agora. Nós sempre dissemos que o Nord Stream 2 estava em jogo. A Rússia agora violou tudo o que eles estavam prometendo quando diziam que estavam voltando para a mesa de diálogos, e agora eles têm que sentir as consequências também em relação ao Nord Stream 2", disse Baerbock nesta terça-feira (22) antes de reunião informal extraordinária dos ministros de Relações Exteriores da União Europeia sobre a situação na Ucrânia.
"Nós estamos em total solidariedade com a Ucrânia. Isso mostra nosso robusto apoio também em relação às sanções, mas também preparamos nas últimas semanas um apoio financeiro para a Ucrânia, e esse apoio definitivamente não só continuará, mas será aumentado ao longo dos próximos meses e assim por diante", informou Baerbock.
"Lamentamos [essa declaração], porque constantemente reforçamos que este projeto não tem nada a ver com política e não deveria ter. Este é um projeto puramente econômico e comercial, que, além de apenas proporcionar benefícios mútuos, pretende se tornar um elemento estabilizador para o mercado de gás na Europa", informou Peskov a repórteres nesta terça-feira (22).