"Nossa determinação em não permitir o futuro derramamento de sangue, não permitir que a Ucrânia se torne uma praia para ataque contra a Federação da Rússia, define não do que o Ocidente planejava ou não planejava, nós nos baseamos de fatos 'em terra' quando tomamos medidas", disse Sergei Lavrov.
Relações com Alemanha
Nord Stream 2 e sanções
"Nós estamos preparados para tudo. Não tinha dúvidas de que a UE, e com certeza, a OTAN [Organização do Tratado do Atlântico Norte] vão seguir os Estados Unidos. Especialmente quanto ficou claro o destino do Nord Stream 2. Mesmo que não seja lançado - isso, pode ser, não somos nós que devemos decidir - mas independente de tudo, está claro que o Nord Stream 2 teve seu papel na história, porque demostrou com toda a clareza a posição que a Europa, incluindo a Alemanha, ocupa na arena internacional, uma posição totalmente subordinada e dependente", disse o chanceler russo.
"Se alguém tem dúvidas sobre isso, recomendo-os conhecer a história do Império Russo, a história da União Soviética e a história daqueles episódios da nossa vida quando éramos submetidos à invasão dos Exércitos inimigos", disse ele.
Negociações Rússia-Ucrânia
Risco nuclear
"Se a pessoa, perguntada se podia ser algo diferente do que essa onda de sanções, responde que a alternativa é só uma terceira guerra mundial, ela deve compreender que a terceira guerra só pode ser a guerra nuclear. Pode ser que os instintos antigos ainda estejam vivos nas cabeças de nossos parceiros ocidentais para que eles considerem tal possibilidade apesar da posição publicamente confirmada de todos os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU".