O Ministério da Defesa japonês revelou que o lançamento foi feito na madrugada deste sábado (5), e o projétil caiu fora da zona econômica exclusiva japonesa, sem causar danos à infraestrutura.
No momento, a pasta conduz uma investigação sobre o lançamento.
Citando os militares sul-coreanos, a agência Yonhap informou que o lançamento ocorre quatro dias antes de a Coreia do Sul realizar sua eleição presidencial e menos de uma semana depois de outro teste da Coreia do Norte.
No início deste ano, a Coreia do Norte confirmou que havia lançado com sucesso um míssil balístico de médio alcance que conseguiu viajar cerca de 800 quilômetros e foi 16 vezes mais rápido que a velocidade do som.
9 de fevereiro 2022, 03:59
Testes subsequentes incluíram mísseis balísticos de curto alcance e projéteis guiados por tática.
Um lançamento mais recente realizado no fim de fevereiro foi posteriormente considerado "parte de um projeto maior" para desenvolver um "satélite de reconhecimento".
Como tem sido o caso após relatos de lançamentos de mísseis da Coreia do Norte, os EUA e seus aliados criticaram repetidamente esses eventos e enfatizaram a importância de Pyongyang se abster de "mais atos desestabilizadores".
Caro visitante, tendo em vista o risco de a Sputnik Brasil sofrer bloqueios na Internet, para não perder nosso conteúdo, se inscreva em nosso canal no Telegram.