De acordo com reportagem do Daily Sabah, citando informações da agência Anadolu, cerca de 14.500 relíquias foram encontradas no sítio arqueológico do monte Seyitomer, na província turca de Kutahya, desde o início das expedições em 1989.
O diretor provincial de Cultura e Turismo, Zekeriya Unal, informou que nos últimos 33 anos arqueólogos exploraram a preciosa região, que remonta ao século III a.C. Originalmente, o monte tinha 26 metros de altura, 140 metros de largura e 150 metros de comprimento.
Entre as relíquias encontradas pelos arqueólogos estão diversos estilos de vasos, ornamentos e esculturas construídas em barro.
Os trabalhos na região foram realizados por diferentes equipes, mas desde 2019 vêm sendo liderados por especialistas da diretoria do Museu de Kutahya. Entre 2006 e 2014 o projeto foi liderado pela Universidade de Kutahya, com o envolvimento de arqueólogos, professores e estudantes.
Por conta dos extensos trabalhos realizados através dos anos na região, foi possível registrar artefatos de seis diferentes períodos: as eras romana e helenística, Idade do Ferro, Idade do Bronze Média e o terceiro e segundo períodos do início da Idade do Bronze.
Unal anunciou que a exposição de parte dos cerca de 14.500 objetos encontrados em Seyitomer será realizada no Museu de Minas e Arqueologia, que ainda está em construção.