O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, se encontrou com o rei marroquino, Mohammed VI, em Rabat, capital do Marrocos, para a assinatura do acordo. Sánchez também esteve com o premiê marroquino Aziz Akhannouch.
"Marrocos e Espanha desenvolveram um ambicioso e sustentável roteiro que inclui provisões que cobrem vários aspectos de sua cooperação bilateral", diz o documento conjunto.
Entre outras questões, o texto assinado pelos líderes busca a retomada do tráfego marítimo de passageiros entre os dois países.
Legionários espanhóis reagrupam menores perto da fronteira entre Espanha e Marrocos, Ceuta, Espanha, 18 de maio de 2021.
© REUTERS / Jon Nazca
Ao longo dos próximos três meses, o rei do Marrocos e o premiê da Espanha devem criar um comitê encarregado de cumprir a declaração assinada na quinta-feira (7).
Marrocos e Espanha vivem uma crise diplomática iniciada no ano passado, após o líder separatista da Frente para a Libertação do Saara Ocidental (Frente Polisário), considerado um criminoso de guerra do Marrocos, passar por tratamento contra a COVID-19 na cidade espanhola de Logrono.