"Vamos definitivamente reagir a quaisquer ações contra nós. Nossa Força Aérea está mostrando a resposta necessária às suas violações. Nossa esquadra está em estado de prontidão. Está fazendo todo o necessário para proteger nossas jurisdições marítimas", disse Akar aos jornalistas.
O ministro turco disse ainda que Ancara se recusou a participar nos exercícios da OTAN na Grécia devido a desacordos com Atenas.
"Nós nos retiramos dos exercícios Tiger Meet, dissemos que não iríamos a este exercício. Dissemos que não permitiremos tentativas de exploração", ressaltou ele.
Anteriormente, a Grécia acusou a Turquia de violar seu espaço aéreo no mar Egeu com caças. Ancara respondeu dizendo que Atenas realizou "provocações" na região.
Sendo ambos membros da OTAN, os dois países tomam frequentemente parte de manobras do bloco militar. A Grécia e a Turquia têm estado em desacordo nas últimas décadas em várias questões-chave, incluindo disputas territoriais no leste do mar Mediterrâneo.
Outro tópico sensível é a divisão greco-turca no Chipre, pois a Turquia invadiu a parte setentrional da ilha em 1974 e proclamou a República Turca do Norte do Chipre, que é apenas reconhecida por Ancara.