Com isso, a Marinha deverá receber a embarcação, de 93,9 metros de comprimento e 18,5 metros de largura, até 2025.
"Como membro signatário do Tratado Antártico, nosso país passou a ter direito a voto e participação nos fóruns de decisão sobre os destinos do continente austral, bem como assumiu compromissos internacionais em regime de cooperação internacional afetos à preservação da liberdade de exploração científica naquela região", comunicou o diretor-geral de Material da Marinha, almirante de esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes.
A embarcação tem um calado de seis metros e autonomia para 70 dias, contando com uma propulsão diesel-elétrica, hangar para duas aeronaves de porte médio e capacidade para 95 tripulantes, incluindo 26 pesquisadores.
Evento contou com as presenças do Ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, e do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos
© Foto / Agência Marinha de Notícias
O contrato foi assinado entre a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) e a Polar 1 Construção Naval SPE Ltda. – Sociedade de Propósito Específico, constituída pelo Estaleiro Jurong Aracruz Ltda. e SembCorp Marine Specialised Shipbuilding, por um valor aproximado de US$ 150 milhões (R$ 740 milhões).
Além da embarcação, o contrato inclui a compra de equipamentos e sistemas científicos, plano de gestão e apoio logístico ao Programa Antártico Brasileiro.