Nesta terça-feira (19), o presidente russo, Vladimir Putin, desembarcou em Teerã, capital iraniana, para Cúpula Trilateral de Líderes dos Estados-Garantes do processo de resolução da crise síria, entre os presidentes de Rússia, Turquia e Irã.
Na agenda, o primeiro encontro do líder russo era com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi. Após conversarem, Raisi disse que espera que a reunião entre os dois "seja um ponto de virada".
"Espero que sua visita à República Islâmica do Irã seja um ponto de virada no desenvolvimento das relações entre os dois países, bem como na cooperação regional e internacional", afirmou.
Depois da declaração de seu colega, Putin pontuou que as relações entre os dois países estão se desenvolvendo em bom ritmo, contribuindo significativamente para o acordo sírio, e o comércio bilateral está em alta.
"Podemos nos gabar de números recordes em termos de crescimento comercial. Estamos fortalecendo nossa cooperação em segurança internacional, dando uma contribuição significativa para a solução da crise síria", disse Putin.
Após reuniões com representantes do Irã, o líder russo terá um encontro com o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, durante o qual eles devem discutir a Ucrânia, em particular o assunto da retirada de grãos a partir dos portos ucranianos.
Em seguida, estão agendadas as negociações trilaterais Rússia-Irã-Turquia, onde os três líderes discutirão os passos posteriores a fim de estabelecer a paz e a estabilidade na Síria.