Panorama internacional

China pede aos EUA para que reduzam seu arsenal nuclear

A China pediu aos Estados Unidos que mostrem responsabilidade como potência mundial e reduzam significativamente seu arsenal nuclear, disse Ding Tongbing, diretor de divisão do Departamento de Controle de Armas do Ministério das Relações Exteriores da China.
Sputnik
A fala foi dada durante a Conferência de Revisão do Tratado de Não Proliferação (TNP) de armas nucleares, nesta quinta-feira (4).
Panorama internacional
Secretaria da ONU se recusou a aprovar visita de agência reguladora à maior usina nuclear da Europa
Ding enfatizou que os Estados Unidos tinham um enorme arsenal de armas nucleares e isso representava uma ameaça à paz e segurança internacionais.
"A China insta os Estados Unidos a mostrarem concretamente a responsabilidade e a se comprometerem com uma redução substancial e substantiva de seu arsenal nuclear de maneira irreversível e verificável. Somente assim, os Estados Unidos restaurarão a confiança da comunidade internacional", disse o diplomata chinês.
Ele também pediu aos Estados Unidos que mudem sua abordagem em relação à política externa, conduzam-na com base no respeito mútuo e desenvolvam um diálogo produtivo com a China para criar as condições necessárias para as negociações sobre controle de armas.
Panorama internacional
Empresa estatal francesa de energia pode reduzir produção de energia nuclear devido ao clima quente
Comentar