Segundo indicou o vice-premiê russo Aleksandr Novak, Putin e Erdogan concordaram com um esquema de pagamento em rublos por parte do gás russo adquirido por Ancara.
"Uma questão importante foi discutida — o envio de gás à Turquia, que recebe uma grande quantidade [de gás russo], cerca de 26 bilhões de metros cúbicos por ano. Durante as negociações, os presidentes concordaram que começaremos a enviar parte do gás por rublos", disse Novak durante conversa com repórteres sobre a reunião bilateral.
A Rússia envia gás natural à Turquia por meio de dois grandes gasodutos — Blue Stream e TurkStream. Os gasodutos, que atravessam o mar Negro, podem escoar até 46 bilhões de metros cúbicos de gás por ano e permitem que a Gazprom use parte da rede para enviar o produto em direção ao Leste Europeu.
Novak ressaltou ainda que o governo russo dialoga sobre a transição em direção ao pagamento com moedas nacionais de forma gradual. O acordo de pagamento parcial em rublos com a Turquia é parte desse processo.
"Essa é realmente uma nova etapa, novas oportunidades, incluindo o desenvolvimento das nossas relações monetárias e financeiras", acrescentou o vice-premiê russo, apontando que as decisões tomadas na reunião levaram as relações entre Rússia e Turquia a um novo nível.