"Como parte do embarque de grãos, a partir desta manhã, mais sete navios com grãos deixaram os portos ucranianos", diz o comunicado.
No dia 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa mediada pela ONU para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos do mar Negro. Três portos ucranianos importantes – Odessa, Chornomorsk e Yuzhne – foram desbloqueados para retomar as exportações. O Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês) com sede em Istambul foi criado para monitorar a implementação da iniciativa, inclusive garantindo que os navios de carga não transportem mercadorias ou pessoal não autorizados.
Desde a assinatura do acordo, apenas 28% dos embarques de grãos da Ucrânia foram para países de baixa renda e 44% para países de alta renda, de acordo com um relatório do JCC da última segunda-feira (12). O presidente russo, Vladimir Putin, disse que vai discutir uma revisão do acordo com seu colega turco Recep Tayyip Erdogan durante a próxima cúpula da Organização de Cooperação de Xangai (OCX) em Samarcanda. Além disso, o enviado russo à ONU disse que a parte do acordo sobre as exportações russas de alimentos não estava funcionando completamente, o que pode levar à rescisão dos acordos.