Durante entrevista à rede norte-americana PBS, Erdogan enfatizou que a Rússia não pretende seguir com o conflito e afirmou que a Ucrânia deveria seguir pelo mesmo caminho.
"Percebi que eles realmente querem terminar esse negócio o mais rápido possível. O problema com esse conflito é grande", afirmou.
"No momento, por exemplo, foi feito um acordo para a troca de 200 reféns, é um bom avanço", disse Erdogan, destacando ainda a importância dos esforços para a entrada de produtos agrícolas russos no mercado.
Apesar de pressionado pela PBS, Erdogan evitou críticas a Putin e lembrou do encontro que teve com o líder russo no Uzbequistão.
Nesse sentido, o presidente turco disse que ainda tem esperanças de um encontro presencial entre Putin e o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky.
"A Turquia, como um país que segue uma política de equilíbrio, é a favor de ouvir os dois lados. É por isso que temos uma vontade insistente de reunir esses líderes. Vamos reuni-los, sempre quis ouvir até agora não conseguimos fazer isso, mas não perco a esperança", disse.