Panorama internacional

Turquia divulga imagens de blindados militares gregos 'ilegais' nas ilhas do mar Egeu (FOTO)

Drones militares turcos capturaram imagens da implantação de veículos blindados gregos nas ilhas do mar Egeu. A imprensa turca classificou a manobra militar como ilegal.
Sputnik
Drones turcos filmaram dois navios de desembarque gregos que estavam a caminho de Midilli e Sisam, no mar Egeu. As embarcações transportavam, segundo a agência de notícias turca Anadolu neste domingo (25), cerca de 23 veículos blindados de rodas táticas.
A filmagem mostra a implantação ilegal de veículos blindados da Grécia nas ilhas do mar Egeu.
Após publicar a imagem dos blindados gregos, a imprensa turca apontou que destacamento dos veículos militares é ilegal, pois as ilhas não têm status militar. "As ações de Atenas são inaceitáveis ​​e vão contra a lei internacional", disseram os serviços de segurança turcos à agência.
A Turquia está em desacordo com a Grécia há décadas, sendo que os países estiveram à beira de um conflito armado várias vezes.
Uma nova rodada de tensões explodiu em 23 de agosto, quando a Grécia supostamente usou sistemas de defesa aérea S-300 para escoltar caças F-16 da Força Aérea turca. Fontes do Ministério da Defesa grego negaram as alegações da Turquia.
As tensões entre Atenas e Ancara aumentaram ainda mais em 3 de setembro, quando o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, alertou que a Grécia pagaria um "preço alto" se os incidentes com aviões turcos continuassem.
Panorama internacional
Erdogan acusa Grécia de 'ocupar' ilhas no mar Egeu: 'Pagará um preço alto'
O ministro da Defesa turco, Hulusi Akar, disse que Ancara esperava objetividade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em relação ao uso de sistemas S-300 pela Grécia contra aeronaves turcas. Segundo Akar, Atenas ignora o direito internacional, as boas relações de vizinhança e a amizade com Ancara.
Os dois países da OTAN têm disputas de fronteiras marítimas e aéreas de longa data, que levam a patrulhas de suas respectivas forças aéreas quase diárias, além de missões de interceptação, principalmente em torno de ilhas gregas perto da costa da Turquia.
A Turquia alega que a Grécia está estacionando tropas em ilhas no mar Egeu, violando os tratados de paz assinados após a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Ancara entende que as ilhas do mar Egeu foram dadas à Grécia, sob os tratados de 1923 e 1947, com a condição de que não fossem armadas.
O ministro das Relações Exteriores turco, Mevlut Cavusoglu, disse repetidamente que a Turquia começaria a questionar a soberania grega sobre as ilhas se Atenas persistisse em armá-las. O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, respondeu que a posição da Turquia de questionar a soberania da Grécia sobre as ilhas é "absurda".
Comentar