Panorama internacional

Kremlin diz que é errado especular sobre resposta nuclear ao atentado contra a ponte da Crimeia

Especulações sobre se o ataque terrorista na ponte da Crimeia se enquadra no escopo da doutrina nuclear da Rússia são uma maneira incorreta de colocar a questão, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à Sputnik neste domingo (9).
Sputnik
"Não. Você está fazendo a pergunta errada", disse Peskov quando questionado sobre a declaração do presidente da Rússia, Vladimir Putin, de que a explosão da ponte da Crimeia foi um ato de terrorismo.
Peskov foi perguntado se a fala de Putin enquadrava o ataque terrorista à ponte da Crimeia dentro das possibilidades de se usar a doutrina nuclear.
Putin disse neste domingo (9) que o atentado foi "um ataque terrorista destinado a destruir a infraestrutura civil crítica da Federação da Rússia" e que os serviços especiais ucranianos foram os autores.
O presidente russo se reuniu com o chefe do Comitê de Investigação Aleksandr Bastrykin, que apontou ainda que o Serviço Federal de Segurança da Rússia já identificou os autores do atentado contra ponte da Crimeia.
Panorama internacional
Belarus fala em 'tomar medidas' contra implantação de armas nucleares dos EUA na Polônia
Em junho de 2020, os Fundamentos da Política do Estado no âmbito da Dissuasão Nuclear foram aprovados por decreto do Presidente da Rússia. Este documento define os princípios da dissuasão nuclear, bem como as condições para a transição da Rússia para o uso de armas nucleares.
De acordo com o documento, a Rússia se reserva o direito de usar armas nucleares em resposta ao uso de armas nucleares e outros tipos de armas de destruição em massa contra ela e/ou seus aliados, bem como em caso de agressão contra a Rússia usando armas convencionais, quando isso afetar a própria existência do Estado.
Comentar