De acordo com a fonte, Ancara está trabalhando para superar obstáculos e dificuldades no processo de acordo sobre a extensão do acordo de grãos da Ucrânia.
Segundo a fonte, Ancara, juntamente com as Nações Unidas, também preparou uma série de propostas sobre produtos agrícolas russos que entram nos mercados sob o acordo de grãos, que estão em desenvolvimento.
A fonte acrescentou que a liberação de produtos russos vai ser realizada através da Turquia, como o presidente turco Recep Tayyip Erdogan anunciou anteriormente.
No dia 22 de julho, Rússia, Ucrânia e Turquia assinaram uma iniciativa mediada pela ONU para fornecer um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos ucranianos do mar Negro. No entanto, o presidente russo, Vladimir Putin, disse repetidamente que a maioria dos navios que transportam grãos ucranianos não chegou aos países mais pobres do mundo e acabaram na Europa. Moscou também sustentou que a parte do acordo sobre produtos alimentícios russos não estava funcionando.
Em 29 de setembro, Putin e Erdogan chamaram a atenção para a necessidade de implementar o acordo de grãos, incluindo a remoção de barreiras às exportações da Rússia para os mercados globais. Erdogan também observou que a extensão do acordo seria de interesse comum.
13 de setembro 2022, 06:37