Japão e EUA iniciam exercícios com dezenas de milhares de militares, aviões e navios (FOTOS)

Os dois países conduzirão manobras de defesa de ilhas remotas do Japão até 19 de novembro, que também têm a participação direta da Austrália, Canadá e Reino Unido.
Sputnik
As Forças de Autodefesa do Japão e os militares dos EUA começaram na quinta-feira (10) um grande exercício conjunto para treinar a defesa de ilhas remotas do arquipélago japonês.
Um avião de patrulha Aurora e helicópteros Cyclone da Força Aérea Real do Canadá estão se juntando a navios da Marinha Real do Canadá e 36.000 pessoas de Austrália, Reino Unido, Estados Unidos e Japão para o exercício Keen Sword em 10-19 de novembro, nas proximidades do Japão. A participação das forças canadenses do exercício reforça a interoperabilidade com aliados e parceiros
Os exercícios praticarão a defesa das remotas ilhas de Tokunoshima, na prefeitura de Kagoshima, e durarão até 19 de novembro.
Segundo Tóquio, cerca de 26.000 militares das forças terrestres, navais e aéreas participarão do Keen Sword (Espada Afiada, na tradução) do lado japonês. Cerca de 10.000 militares, inclusive da divisão espacial, participarão do lado dos EUA.
As Forças de Autodefesa do Japão enviarão pela primeira vez um veículo de combate móvel Type 16 para a ilha Yonaguni na prefeitura de Okinawa para o exercício conjunto Keen Sword Japão-EUA a ser realizado nas ilhas Nansei a partir de quinta-feira [10].
20 navios das Forças de Autodefesa do Japão e dez navios dos EUA, além de 250 aviões japoneses e 120 aviões dos EUA, incluindo aeronaves híbridas Osprey, também participarão das manobras, indica o Ministério da Defesa japonês.
Além disso, quatro navios e dois aviões das forças armadas da Austrália, Canadá e Reino Unido se juntarão aos militares americanos e japoneses.
"Os exercícios práticos atuais se tornaram os 16ºs consecutivos. Foram convidados observadores da Austrália, Canadá, França, Índia, Nova Zelândia, Filipinas, Coreia do Sul, Reino Unido e OTAN", comunicou o comando conjunto japonês.
Comentar