Panorama internacional

Turquia afirma que mais de 13 milhões de toneladas de cereais foram transportados da Ucrânia

Mais de 13 milhões de toneladas de grãos foram transportadas de portos ucranianos sob o acordo de grãos, informou o Ministério da Defesa turco. Ele destacou que 524 embarcações estiveram envolvidas no transporte dos grãos.
Sputnik

"Os embarques de grãos dos portos ucranianos continuam. A quantidade de grãos transportados ultrapassou 13 milhões de toneladas", disse o Ministério em seu Twitter.

Em 22 de julho, Rússia, Turquia e a Organização das Nações Unidas (ONU) assinaram um acordo, que foi prorrogado por mais 120 dias no dia 17 de novembro, para desbloquear a exportação de grãos e fertilizantes da Ucrânia em meio às hostilidades.
Representantes do governo ucraniano assinaram um documento semelhante com representantes de Ancara e da ONU. Além disso, Moscou assinou um memorando com a ONU para facilitar a exportação de fertilizantes e produtos agrícolas russos para mercados internacionais.
No âmbito da iniciativa para exportação de grãos pelo mar Negro, foi criado um Centro Conjunto de Coordenação, em Istambul, para garantir a segurança dos navios que transportam grãos da Ucrânia e realizar as inspeções relevantes.
Operação militar especial russa
Erdogan anuncia extensão do acordo de grãos por 120 dias, a partir de 19 de novembro
Comentar