Operação militar especial russa

Moscou ainda não mostrou 'vontade genuína' para a paz na Ucrânia, dizem líderes da UE em documento

Os líderes europeus não veem uma "vontade genuína" da Rússia para uma paz justa e sustentável na Ucrânia, de acordo com as conclusões publicadas no site do Conselho Europeu após a reunião do conselho nesta quinta-feira (15).
Sputnik

"O Conselho Europeu reitera que está pronto para apoiar a iniciativa da Ucrânia por uma paz justa. Até o momento, a Rússia não demonstrou nenhuma vontade genuína em relação a uma paz justa e sustentável", diz o documento.

Operação militar especial russa
Zelensky: retirada das tropas russas às fronteiras de 1991 é a única maneira de encerrar conflito
Em 24 de fevereiro, a Rússia iniciou uma operação militar na Ucrânia em resposta aos pedidos de ajuda das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk (RPD e RPL).
As delegações russa e ucraniana se envolveram em rodadas de negociações de paz desde então, mas as negociações foram interrompidas em maio deste ano.
Em novembro, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia disse que Kiev estava em uma escalada, não em negociações de paz.
Em dezembro, o Kremlin expressou concordância com as declarações dos EUA de que a resolução da situação deve ser baseada em uma paz justa e de longo prazo, mas, ao mesmo tempo, Moscou disse que ainda não via perspectivas de negociações sobre o acordo.
Operação militar especial russa
Analista: 'Zelensky não se importa mais com solução do conflito nem com população civil ucraniana'
Comentar