Panorama internacional

UE compra mais produtos russos apesar das sanções, diz Putin

A União Europeia (UE) tem impulsionado as compras da Rússia enquanto proíbe suas próprias exportações para o país, disse o presidente russo, Vladimir Putin.
Sputnik
Falando em uma reunião do Conselho de Desenvolvimento Estratégico e de Projetos Nacionais da Rússia, Putin afirmou que os países da UE aumentaram as importações de produtos russos este ano.
Isso ocorreu, segundo ele, apesar das inúmeras rodadas de sanções que o bloco introduziu contra Moscou. Putin argumentou que a UE continua consumindo produtos russos, mas evita fornecer seus próprios produtos à Rússia.
Segundo o presidente russo, essa situação "não pode continuar indefinidamente" e a Rússia estará em busca de novos parceiros.
"É interessante observar que, apesar das sanções, nos primeiros nove meses deste ano, as entregas de produtos básicos para a UE aumentaram 1,5 vezes. No total, as exportações aumentaram 42%, enquanto o superávit comercial aumentou 2,3 ​​vezes, para US$ 138 bilhões [R$ 733,2 bilhões]", disse Putin.
O líder russo também detalhou os dados das exportações globais de grãos do país, prevendo que chegarão a cerca de 50 milhões de toneladas em 2022.
"A Rússia ainda planeja fornecer outros 5 milhões de toneladas de grãos até o final do ano", disse ele, observando que as exportações de minerais fertilizantes já ultrapassou 25 milhões de toneladas.
"Lembro que, com a imposição de sanções, os países ocidentais tentaram empurrar a Rússia para a periferia do desenvolvimento mundial, mas nós nunca seguiremos o caminho do autoisolamento e da autarquia, já o disse várias vezes", disse ele.
Panorama internacional
Putin: Rússia seguirá procurando parceiros dinâmicos na Ásia, África e América Latina (VÍDEO)
Comentar