Panorama internacional

Putin fala com Lula por telefone, parabeniza presidente eleito e reforça parceria russo-brasileira

Lula já esteve na Rússia durante seus dois mandatos, a primeira vez em 2005 e depois em 2010. A parceria russo-brasileira não só é celebrada através do BRICS, mas também pelo diálogo antigo e fraterno entre os dois líderes.
Sputnik
Hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, ligou e parabenizou o presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vitória eleitoral, informou o Kremlin nesta terça-feira (20).
"Em conversa telefônica com o presidente eleito da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou-o pela vitória eleitoral, e nas vésperas de sua posse oficial - marcada para 1º de janeiro de 2023 - desejou-lhe sucesso nas atividades públicas", disse o comunicado.
Durante o diálogo, as autoridades expressaram confiança de que a parceria estratégica entre Moscou e Brasília se desenvolverá com sucesso, incluindo a parceria no âmbito do BRICS.
O presidente russo, Vladimir Putin (à direita), ouve o então presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião no Kremlin, em Moscou, em 18 de outubro de 2005
"Ambas partes expressam sua confiança em que a cooperação estratégica russo-brasileira seguirá se desenvolvendo com éxito em todos os âmbitos, assim como a cooperação na cena internacional, inclusive no marco do grupo BRICS", acrescentou o comunicado.
De sua parte, Lula também comentou sobre a conversa com Putin e disse que "o Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz".
Em entrevista à Sputnik em agosto deste ano, o ex-ministro das Relações Exteriores do Brasil e principal conselheiro de política externa de Lula, Celso Amorim, disse que o presidente eleito não só foi responsável pela projeção do BRICS como também foi um de seus criadores, e que em seu novo mandato o petista dará ao bloco "muita importância".
Comentar