Os EUA abandonaram seu curso de relações equilibradas entre a Grécia e a Turquia nos últimos anos, o que afeta a situação no Mediterrâneo Oriental, disse Cavusoglu durante coletiva de imprensa com o ministro das Relações Exteriores da Bósnia e Herzegovina, Bisera Turkovic.
"Um aliado como os EUA precisa prestar atenção para [preservar] esses equilíbrios", disse o diplomata turco ao comentar as reportagens da mídia sobre a venda de armas pelos EUA, incluindo aeronaves F-35, para Grécia, segundo a agência de notícias turca.
Ele acrescentou que a rejeição de Washington ao embargo de armas ao Chipre grego também estava deteriorando a situação na ilha.
A Turquia e a Grécia estão em desacordo há décadas, com o risco de um conflito armado despontando por várias vezes desde 2020. Questões disputadas incluem reivindicações territoriais concorrentes no Mediterrâneo Oriental, em particular na região do Mar Egeu, a divisão greco-turca no Chipre e a delimitação das fronteiras marítimas. A Turquia acusou repetidamente a Grécia de implantar armas nas ilhas do mar Egeu, violando o Tratado de Lausanne de 1923.