Panorama internacional

Stoltenberg vai se juntar à reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia liderado pelos EUA

O secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, vai participar da reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, na próxima sexta-feira (20), informou o serviço de imprensa da aliança nesta segunda-feira (16).
Sputnik
"A reunião é organizada pelo secretário de Defesa dos EUA, Lloyd J. Austin III, e se concentrará na crise em curso na Ucrânia e nas questões de segurança relacionadas aos aliados e parceiros da OTAN", disse o comunicado.
Também é esperado que Stoltenberg tenha conversas bilaterais com o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov, e outras autoridades.
No início do dia, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) disse que novas decisões teriam que ser tomadas na próxima reunião sobre o fornecimento de armas ocidentais a Kiev. Ele acrescentou que o apoio militar à Ucrânia é o caminho mais rápido para a paz e elogiou as decisões dos Estados Unidos e da Alemanha de equipar as tropas ucranianas com veículos blindados, bem como a prontidão da França em fornecer tanques leves de batalha à Ucrânia.
Na quarta-feira (11), Stoltenberg disse que os países-membros da OTAN e seus aliados deveriam fornecer equipamentos militares mais avançados para a Ucrânia mais rapidamente, após relatos de que a Rússia havia obtido controle da cidade de Soledar da Ucrânia.
A Rússia lançou uma operação militar especial na Ucrânia em fevereiro de 2022. Em abril, Moscou enviou uma nota aos Estados-membros da OTAN condenando sua assistência militar a Kiev. O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que qualquer carregamento de armas em território ucraniano seria "alvo legítimo" para as forças russas.
Operação militar especial russa
Deputado russo comenta declarações de chefe da OTAN sobre relações entre Rússia e Ocidente
Comentar