Panorama internacional

Erdogan vai discutir adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN com seu gabinete

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, vai discutir com o Gabinete de Ministros, na segunda-feira (6), o processo de ingresso da Suécia e da Finlândia na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), disse uma fonte à Sputnik.
Sputnik
"O Gabinete de Ministros vai se reunir amanhã [6] sob a liderança do presidente Recep Tayyip Erdogan. Os assuntos mais importantes da agenda são o calendário eleitoral, a economia e o processo de adesão da Suécia e da Finlândia à OTAN", informou a fonte.
A Finlândia e a Suécia apresentaram seus pedidos de adesão à OTAN ao secretário-geral da Aliança Atlântica no dia 18 de maio de 2022.
Ancara primeiro bloqueou esses pedidos, mas, no dia 29 de junho, a Finlândia, Suécia e Turquia assinaram um memorando sobre segurança, levando em consideração as preocupações turcas.
Dos 30 membros da Aliança Atlântica, apenas a Hungria e a Turquia ainda não concordaram com o processo de adesão dos dois países nórdicos. Além disso, o presidente turco anunciou em 1º de fevereiro que seu país atualmente não aprova o pedido da Suécia para ingressar na OTAN.
Em particular, isso se deve aos recentes atos de profanação do Alcorão no país nórdico perpetrados pelo ultradireitista dinamarquês Rasmus Paludan.
Panorama internacional
Por 'questão de segurança', Noruega proíbe protesto com queima do Alcorão após convocação da Turquia
Comentar