Panorama internacional

UE ameaça impor sanções à Geórgia se ligações aéreas com a Rússia forem restabelecidas

Presidente do partido governista da Geórgia disse recentemente que o governo de seu país apoiaria a retomada dos voos para a Rússia se Moscou tomasse tal decisão.
Sputnik
O porta-voz do Serviço de Relações Exteriores da União Europeia (UE), Peter Stano, alertou a Geórgia sobre as consequências de retomar os voos diretos para a Rússia, neste domingo (5), em entrevista ao portal Netgazeti.
"Estamos cientes das recentes discussões sobre a possível restauração do tráfego aéreo entre a Rússia e a Geórgia. A União Europeia apela à Geórgia para aderir às sanções impostas pela UE e outros países contra a Rússia no setor de aviação e permanecer vigilante contra quaisquer possíveis tentativas de contornar medidas restritivas”, disse Stano.
Ele acrescentou que Bruxelas poderia tomar medidas adicionais contra os Estados que ajudam a contornar as sanções europeias impostas à Rússia.
Panorama internacional
Parlamento da UE demonstra preocupação com 'impacto severo' das sanções contra Rússia na aviação
Anteriormente, Irakli Kobakhidze, presidente do partido governista Georgian Dream, disse que o governo da Geórgia apoiaria a retomada dos voos para a Rússia se Moscou tomasse tal decisão. Ao mesmo tempo, a presidente da Geórgia, Salome Zurabishvili , manifestou-se contra o lançamento de voos diretos, apelando, pelo contrário, ao endurecimento das regras para a permanência dos russos no país.
Os países ocidentais impuseram sanções anti-russas em conexão com a operação especial para desmilitarizar a Ucrânia. Em particular, Bruxelas proibiu o fornecimento de aeronaves civis e peças de reposição para a Rússia e obrigou os arrendadores a rescindir contratos com companhias aéreas locais até o final de março. Serviços de manutenção e seguro de aeronaves também foram proibidos. A União Europeia, os EUA, o Canadá e alguns outros Estados fecharam o espaço aéreo para aeronaves russas.
Moscou enfatizou que eles estavam prontos para qualquer desenvolvimento de eventos, mas alertou sobre medidas de retaliação para todas as ações hostis do Ocidente.
Comentar