Operação militar especial russa

Jornalista que revelou atuação dos EUA na explosão do Nord Stream: Putin não quer dominar a Europa

O jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer Seymour Hersh disse nesta quarta-feira (15) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não pretende dominar a Europa.
Sputnik
"Não acho que haja qualquer chance de Putin querer dominar a Europa. Ele quer domar a Ucrânia", disse Hersh em entrevista ao programa "Democracy Now!".
Na semana passada, Hersh publicou uma reportagem investigativa descrevendo em detalhes como mergulhadores americanos em águas profundas plantaram explosivos nos gasodutos russos Nord Stream.
Hersh disse que escreveu o texto com base em informações privilegiadas de uma fonte com conhecimento direto do planejamento operacional dos ataques.
Panorama internacional
EUA assumiram responsabilidade por explosões no Nord Stream e 'estão felizes', diz Lavrov
Os explosivos foram detonados remotamente em 26 de setembro de 2022, por ordem do presidente Joe Biden, acrescentou Hersh.
Na terça-feira (14), Hersh disse que Biden decidiu sabotar os gasodutos por receio de que a Alemanha pudesse suspender as sanções impostas à Rússia por esta realizar a operação militar especial na Ucrânia.
O governo dos EUA negou repetidamente o envolvimento na explosão dos gasodutos.
O governo russo disse que os Estados Unidos deveriam se explicar e pediu que uma investigação transparente sobre a explosão fosse aberta.
Três das quatro turbinas dos gasodutos Nord Stream 1 e Nord Stream 2 foram danificadas na explosão subaquática.
A operadora Nord Stream AG informou que os danos não tinham precedentes e era impossível estimar o prazo para possíveis reparos.
Panorama internacional
Sabotagem do Nord Stream beneficia exportações de gás dos EUA para a Europa, avalia especialista
Comentar